31 de janeiro de 2016

Estivemos ocupadas

Quem é a galinha?

Uma bela manhã Olímpia acordou e não havia nuvens, passou um mês e nem sinal da dona Margarida. Não havendo nuvens, não havia chuva e a savana começou a secar e os animais ficaram sem comida.
Olímpia partiu, então, à procura de ajuda. Andou, andou até que encontrou dona Margarida e lhe contou o que tinha acontecido.
Resolveram as duas soprar, soprar, soprar e pouco a pouco foram enchendo o céu da savana de nuvens.
Para que chovesse Olímpia espirrou e o seu espirro fez com que chovesse durante três dias e a terra voltou a ficar verde.
Por isso até hoje as girafas são amigas das galinhas do mato.

A Olímpia é a galinha ou a girafa?  

30 de janeiro de 2016

Uma foto, um nome e o avô que não conheceu

A arrumar umas caixas de fotos, do tempo em que estas ainda se mandavam revelar, uma foto antiga despertou a atenção da Leonor. Uma foto do avô paterno Mário que ela não conheceu. Como também não o conheci pouco lhe pude contar sobre ele, apenas as histórias que a minha sogra, entretanto falecida, me contou e o resto deixei à imaginação dela. E o que é que eu fui fazer....  as perguntas sucederam se, umas atrás das outras:
Onde é que  ele estava? Por detrás da foto uma pista Umtali... fomos ver no google e existe e é uma cidade no Malawi. Disse lhe que o avô foi a trabalho ou caçar.
Trabalhar onde e caçar o quê? Nos caminhos de ferro. Era maquinista. E costumava caçar elefantes ou leões. Julgo que seja isso a caça grossa que a avó falava...
E estava com quem? Uma vez mais a foto tinha uma pista, uma inscrição que dizia: "tirada por tua pequenina"... tentei não me levar pela imaginação e disse lhe
que o avô deve ter ido passear com a avó, porque era esse o nome que lhe chamava "pequenina". Eles moravam na Beira, em Moçambique, mas o avô veio de Goa... há tanto que gostava de lhe  contar... se o soubesse.

Quantos cremes é suposto uma mulher usar?

Adoro cremes de corpo, óleos perfumados, cremes para o rosto, para as mãos, para o cabelo... para isto, para aquilo... mas há algum limite ao seu uso ou isso depende do tempo que temos para os aplicar? A ideia pode parecer absurda mas ocorreu me contar a variedade de cremes que uso numa normal manhã. Então, a minha manhã começa na banheira onde uso, para além do shampoo, creme amaciador, creme de banho e óleo. Saio e uso creme para pentear, creme para a celulite (zona da barriga e traseiro, sei que há uma maneira mais elegante de denominar estas zonas, mas não me ocorre), deo, e se não usei óleo, uso uma loção hidratante. No rosto, tónico ou água de limpeza, creme contorno de olhos, creme hidratante/antirugas ou BB creme, se por acaso tenho trabalho fora de escritório. E se for esse o caso ainda lavo as mãos e ponho creme para as mãos...   e ainda nem cheguei à maquilhagem... que por acaso uso pouco... ou às máscaras e esfoliante... Não é demais?

29 de janeiro de 2016

Fim de semana à porta com Sol!!

Que mais pode uma pessoa pedir em Janeiro?!
Claro que sugestões do que fazer só podem incluir actividades ao ar livre. Ir até à praia, passear a cadela, tratar do terraço, que por esta altura mais parece uma zona de guerra, ir até à minha mãe (adoro Oeiras - born and raised -  e tenho muuuiittttaaa pena de já lá não morar mas o preço do imobiliário não me permite). Enfim, muita coisa para fazer.
Por entre as notícias do dia - o zika, o oge, os ataques do Ei, a crise de imigração, o aumentou excessivo do crédito, a crise do petróleo, as greves da função pública, etc..- driblei hoje de manhã os jornais à procura de sugestões giras e não foi nada difícil encontrar, o problema é mesmo conseguir escolher. Assim, temos teatros e museus com actividades muito em conta e algumas mesmo gratuitas_ Malaposta, Gulbenkian, a Casa de Histórias Paula Rego, que tem atividades para os mais novos, a ' ilustrarte' no Museu de Eletricidade, o Museu do Oriente apresenta uma conferência sobre gastronomia do Japão e concerto. Mas se os centros comerciais são mesmo a vossa cena então saibam que o Loures shopping tem Dia do Mágico, o Dolce Vita Tejo tem teatro para a família e o de Coimbra tem family days. Mais a norte o Porto tem passeios pela cidade para crianças. E provavelmente deve haver mais algumas centenas de coisas óptimas para fazer por este país fora mas estas foram as que apanhei numa leitura rápida.

28 de janeiro de 2016

A marmita da mãe

Continuo adepta da marmita... ainda que por vezes tenha que recorrer à da filha...

Segunda-Feira tem tudo para começar bem... já é o mês do Amor!

E os meus DIY?

Para este ano tinha-me prometido a mim mesma mais concretização! E eu tenho tantas ideias!
+ Uma consola para a sala;
+ Dar um jeito às banquetas, um projecto antigo que foi adiado porque gosto de palhinha e consegui colar as que estavam estragadas mas agora "não tem jeito, não" e vou aproveitar a estrutura e dar-lhe um outro ar;
+ fazer a cabeceira da cama;
+ decorar a varanda do quarto que está ao abandono, o que implica construir algum mobiliário. Como estes:



Tenho estado a trabalhar com amigo neste tipo de projectos para venda (quando tenho tempo) por isso agora vou fazer para consumo interno.

Pois, tenho que falar menos e fazer mais é o que é!

Xiiii, ainda é quinta-feira!!

Mas eu julgava que era sexta-feira, já estava a programar as coisas de fim-de-semana e a organizar o trabalho no escritório. Tudo porque troquei o dia da explicação da Leonor e hoje saio mais cedo, o que por norma só acontece à sexta-feira.
Ah, mas os planos para este fim de semana prometem.... mais trabalho aqui para a mãe. Não me dei conta que o desfile do Carnaval é daqui a uma semana e o fato de Carnaval da miúda ainda está em "fase projecto". Olho para aquilo e não me sai nada. Vou-lhe colar as sementes numa bandelete e fazer uma capa com o saco de serapilheira... mas que raio de máscara é esta?! "Rainha das leguminosas"?!
Os trabalhos escolares "artísticos" sucedem-se uns aos outros e eu estou sem a mínima paciência (e nesta matéria a miúda só pode contar comigo porque o pai inventa de mais e acabam os dois a discutir e sem nada feito). Ontem, depois de duas fichas de matemática ainda estivemos a cortar e montar um relógio de papel. Parece que era uma das poucas que ainda não tinha levado. Com isto, eram quase 22H quando finalmente arrumámos o material escolar. Isto parece uma ladainha mas é que há altura em que penso que a professora dela é doida e não há método de organização que me safe. É ir fazendo e não deixar acumular. Para este fim de semana para além do fato de Carnaval, temos (sim, preciso de a ajudar) que estudar para o teste de Estudo do Meio, para o Ditado e fazer os TPC... e eu preciso de ir ali "comprar" uma dose extra de paciência.

Cozinhar no microondas. Quem o faz?

Aqui à dias uma colega começou a usar o micro-ondas lá do escritório para cozinhar pequenos snacks. Fez batata doce para acompanhar uma carne que trouxe, fez um ovo para o lanche. Este tipo de coisas. Confesso que só uso o microondas para aquecer e descongelar, o que me faz pensar se não estarei a desperdiçar o "bichinho". A verdade é que basta procurar no google por receitas de micro-ondas e aparece um sem número de receitas. Também a revista de culinária do Continente de janeiro, julgo, trouxe uma série de receitas "na caneca", para cozinhar no micro-ondas. O bolo de chocolate na caneca é um clássico muito velhinho, mas já experimentaram fazer receitas salgadas? Lá em casa a única receita que é feita com frequência são as papas de aveia (da Joana Roque), e que são um sucesso, mas estou muito tentada em dar mais uso ao micro-ondas.

27 de janeiro de 2016

Duas fichas de matemática depois

Hora do lanche

Finais de tarde calmos. Ir buscar a pé a Leonor à escola, preparar um pequeno lanche, brincar e fazer os trabalhos de casa com tempo para tudo. Podiam ser assim, podiam. Ao invés corro para apanhar carro e apanhar a miúda. Aguento o fôlego o mais que posso para ter os 5 minutos de pausa com ela. Agora é só rezar a ladainha "que não hajam tpc". E cá vamos nós!

Leonor é uma true beliver

Ontem a ver os ficheiros secretos comigo: "Mas os extra-terrestres não usam cuecas?!"

Claro que isto se passou ao início, porque a serie começa na hora dela ir para a cama. Como eu estava mortinha para a ver e era a minha vez de a ir deitar (sim, continuamos com dificuldades neste domínio) disse-lhe para se deitar no sofá ao pé de mim. Por norma resulta e adormece em 3 tempos. Mas ontem estava já o primeiro episódio a acabar quando ouço "ai que eles vão matar a menina"... enfim... perdi o 2 episódio porque adormeci primeiro que ela.

26 de janeiro de 2016

É hoje!

É quase que um regresso à adolescência... bom... já era mais velhinha que isso... digamos um regresso à adolescência tardia. Que saudades!!

25 de janeiro de 2016

Ideias IKEA


Já era hora do Ikea ter no seu site a secção "Ideias Ikea". E agora já tem! Bricolagem, entretenimento, organização, cozinha e claro está muitas dicas de decoração. Nota-se muito que sou fã desta loja/marca?!

De outros carnavais.


"A longgggg time ago in a galaxy far far away..."

24 de janeiro de 2016

Ai vida...

Um saco de serapilheira e sementes de leguminosas... agora só falta ter a ideia luminosa e daqui sairá o fato de carnaval da Leonor (apesar dos protestos da pequena que já me disse "nem penses"). A ver vamos.
Custo:
+ saco 1€
+ sementes 1€


 Mas tem potencial para ser um tapete, uma almofada, para pôr na parede... só não estou a ver como é que lhe vou "vestir" isto, mas quando estava na loja pareceu me uma boa ideia para trazer para casa. 

22 de janeiro de 2016

Simplesmente Maria não funciona comigo... é pena

Sexta-feira, sou Maria Motorista.
Sábado, sou Maria Faxineira.
Domingo sou Maria a filha, a mãe, a esposa.
E assim começa mais um fim de semana acelerado!
Bom fim de semana!

Adenda: e eu amo ser todas essas Marias (talvez menos a faxineira),  mas às vezes gostava de ter um pouquinho de tempo (e silêncio) só para mim. Assinado: Maria Constipada

Pois é, o Carnaval está aí!

E eu estou tão entusiasmada (not)!
Eu não ligo nenhuma ao Carnaval. Não sei se é do tempo frio e chuvoso mas corsos não são comigo. Talvez se estivesse no Rio fosse sambar para a avenida... mas com menos de 25º não rodo a baiana não! Infelizmente, todos os anos a escola da Leonor se lembra de lançar um tema e pedir aos pais que construam uma máscara para os filhos usar no desfile escolar. E não vale comprar um fato já feito, sob pena de sermos alvo de comentários pouco abonatórios o resto do ano! Estou a exagerar, claro, o problema é mesmo a miúda que quer participar e fazer as coisas comigo, vá se lá saber porquê, porque o resultado é sempre algo duvidoso... Assim, já foi um peixe, quando o tema foi "Água", uma nativa, com o tema África, e acho que o tema do ano passado foi "reis e rainhas" e eu (e 90% dos outros pais) fiz batota e comprei um fato na loja do chinês... se calhar por isso é que este ano o tema é tão pouco "chinese friendly"... "leguminosas". Muito inspirador não é?! Saiu-me a fava este ano!

A preparar os trabalhos do fim de semana

19 de janeiro de 2016

Simplificar os finais de tarde! SOS!

Os meus finais de tarde são algo caóticos. Entre o preparar o jantar, ajudar a Leonor com os TPC, preparar banhos e pijamas, dar um jeito à casa, efectivamente jantar e arrumar a cozinha, o tempo parece voar e quando olho para o relógio já passou, às vezes muito, das 22 horas. E o pior é que para além de me sentir cansada e sem paciência, o tempo que passámos em família é quase zero, já que cada um está ocupado a fazer as suas tarefas.
Depois de ter resolvido o caos que eram as nossas manhãs e de ter começado a levantar-me mais cedo para preparar as coisas e ter tempo para me sentar a tomar o pequeno almoço com a Leonor (ainda que desde as férias não tenhamos conseguido acertar com os horários, mas lá chegaremos), agora preciso, de alguma forma, facilitar a vida e os finais dos nossos dias. Mas por onde começar?!

18 de janeiro de 2016

One down...

Como acontece com toda a gente, o início do novo ano é altura de resoluções. Um começo fresquinho. Este ano não foi excepção e lá fiz a minha lista de resoluções, apesar de ano para ano esta ter vindo a ser reduzida. Este ano as palavras chave são: organização, concretização, acção e resultados. Preciso de sair mais da minha zona de conforto, ser mais aplicada e exigir mais de mim mesma, no plano pessoal e no plano profissional. Se é para fazer, é para fazer bem e depressa.
Por exemplo, se tenho que cozinhar que seja saudável e bom! Tendo em mente esta ideia, escolhi outro dia para o jantar uns hamburguers de peru, que resolvi fazer no forno. Andava ainda de "roda dos tachos"quando o pai lá de casa chegou para jantar. "Ui, estava com esperança que este cheiro fosse da casa da vizinha, afinal é mesmo daqui. O que fizeste para o jantar?", atirou com uma voz sofrida... pois... não se pode agradar a todos é o que é, e se calhar é melhor comprar uns livros de culinária. Bom, o mesmo de janeiro é um mês de ajustamento das resoluções...

11 de janeiro de 2016

O cavalheirismo morreu no meu bloco!


Este sábado fiquei na rua, sem chave de casa, com a Leonor e a Cuca.
A sacana da cadela passou-me por baixo das pernas e escapuliu-se porta fora, fui atrás dela e logo a seguir veio a Leonor atrás de mim. Apanhei a cadela e voltámos para casa mas a porta já se tinha fechado. E dou comigo mais ou menos decente (naquelas figuras que uma pessoa faz só para ir rapidinho despejar o lixo) e a leonor de pijama e descalça com uma cadela ao colo.
Bati à porta da vizinha com quem tinha mais confiança para lhe entregar a criança e a cadela, depois fui arranjar maneira de saltar/escalar o muro de 2,50m… a má notícia é que nenhum vizinho se ofereceu para o escalar por mim, a boa é que de tão enervada que estava até me desenrasquei muito bem!!
Eu sabia que uma infância "maria-rapaz" ainda iam dar frutos!

4 de janeiro de 2016

Feliz 2016!




Depois de uma ausência tamanha, tinha pensado inaugurar o ano de 2016 aqui no burgo com alguma coisa mais substancial mas não. É isto mesmo: Feliz 2016!!
Se o ano de 2015 passou rápido, as duas últimas semanas simplesmente voaram, entre o limpar casa, ir às compras, ir/dar jantares, limpar a casa, ir às compras e fazer jantares… foi uma roda viva. Aqui fica uma dica: se quiserem limpar o frigorífico (e a despensa…) de tudo o que sobrou das festividades dêem uma festa pós "festas".
O Natal passou tranquilo, apesar de na noite de Natal termos ido visitar as urgências do hospital da Luz. Numa brincadeira parva com o irmão a Leonor torceu o braço e deslocou qualquer coisa. Depois de na radiografia a médica lhe ter mexido no braço, voltou tudo ao sítio. Estávamos na sala de espera quando reparámos que ela já estava na maior… e fomos para casa jantar e abrir as prendas à meia-noite.
Passagem do ano tranquila em casa e sem fogo de artificio, para desgosto da miúda… prometi que para o ano a levo a ver. Nem que seja ao Terreiro do Paço! Este ano era para ser mas depois… ganharam a preguiça e a lareira. Passar na rua, ao frio, com o champanhe e as passas na mão?!

E agora 2016? Como é que vai ser?

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...