30 de janeiro de 2016

Uma foto, um nome e o avô que não conheceu

A arrumar umas caixas de fotos, do tempo em que estas ainda se mandavam revelar, uma foto antiga despertou a atenção da Leonor. Uma foto do avô paterno Mário que ela não conheceu. Como também não o conheci pouco lhe pude contar sobre ele, apenas as histórias que a minha sogra, entretanto falecida, me contou e o resto deixei à imaginação dela. E o que é que eu fui fazer....  as perguntas sucederam se, umas atrás das outras:
Onde é que  ele estava? Por detrás da foto uma pista Umtali... fomos ver no google e existe e é uma cidade no Malawi. Disse lhe que o avô foi a trabalho ou caçar.
Trabalhar onde e caçar o quê? Nos caminhos de ferro. Era maquinista. E costumava caçar elefantes ou leões. Julgo que seja isso a caça grossa que a avó falava...
E estava com quem? Uma vez mais a foto tinha uma pista, uma inscrição que dizia: "tirada por tua pequenina"... tentei não me levar pela imaginação e disse lhe
que o avô deve ter ido passear com a avó, porque era esse o nome que lhe chamava "pequenina". Eles moravam na Beira, em Moçambique, mas o avô veio de Goa... há tanto que gostava de lhe  contar... se o soubesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...