12 de outubro de 2018

Bolo de banana, canela e aveia


Com os níveis de stress reduzidos ao mínimo (não sou pessoa de stressar com as cenas caseiras embora a minha filha me tire do sério muitas vezes) o meu apetite está a aumentar e, consequentemente, a balança já acusa algumas gramas (vamos imaginar que é só gramas). Opções saudáveis cá por casa abundam, o problema é que as outras também. Com uma despensa à disposição é difícil não comer mais e comer pior… por isso, vamos lá tentar criar opções saudáveis e boas. A minha primeira tentativa foi um bolinho para acompanhar as (muitas) pausas para café.
Os ingredientes são os mesmos usados na versão da panqueca que tenho visto na net (ovo, aveia e banana) mas não sou pessoa de panquecas por isso preferi a opção bolo que vi de uma youtuber brasileira. 
Os ingredientes são:
3 ovos (receita original leva 2)
3 bananas maduras (o mais possível de maduras)
3 colheres de chá de canela  (ou o que entender)
1 chávena (250 ml) de aveia (a receita diz flocos pequenos ou farinha de aveia, eu usei os flocos de aveia que andavam cá por casa e que eram bastante grande e que resultou numa textura muito boa)
1 colher de farinha normal  (adição minha por causa dos flocos da aveia tamanho xl)
1 colher de fermento
Sultanas a gosto (eu substituiu por pedacinhos de chocolate preto… porque havia na cozinha ou porque sou gulosa e pronto)

Fiz assim:
Num prato esmigalhei a banana com um garfo. Numa taça bati os ovos, juntei a banana, a aveia, farinha, canela, fermento e por fim o chocolate (ou as sultanas). Bati tudo com um garfo e levei ao forno por 20 minutos a 180/200 graus. E voilá… muito bom!!
Canela, banana e chocolate é uma óptima combinação! Os flocos de aveia resultaram numa textura diferente e o bolo é muito fofinho. A repetir, sem dúvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...