19 de maio de 2016

Em teste: a minha experiência com o açúcar de côco

Na minha cruzada de mudar os hábitos alimentares lá de casa 'tropecei' numa série de alimentos que desconhecia, entre eles o açúcar de côco. E logo pensei ter encontrado uma alternativa mais saudável para os doces lá de casa. Entre os benefícios do açúcar de côco  contam-se, entre outros, o seu baixo indice glicémico, elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, sendo uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Entre outras coisas também se diz que o seu sabor é muito parecido com o do açúcar castanho, podendo ser usado como substituto do açúcar 'normal' nas receitas. Vai daí comprei uma embalagem de 250g e testei numa sobremesa e em dois bolos e confesso que fiquei muito desiludida porque aquilo pode ter essas qualidades todas, mas não é doce.
A primeira sobremesa onde utilizei foi no tiramisu. A receita que faço muitas vezes inclui cerca de 80 g de açúcar, que coloco mais ou menos a olho. Substitui essa quantidade de açúcar pelo açúcar de côco e o resultado foi o mesmo que não tivesse colocado nada. Mentira. Ficou com um ligeiro travo a côco, que não achei muio agradável. Pensei "olha, devo-me ter enganado nas quantidades" e. aproveitando o aniversário da Leonor, voltei a testar num bolo de cenoura. Chávena e meia de açúcar depois, e nada de doce. Mais recentemente, para aproveitar o resto do açúcar, fiz um mini bolo de chocolate e o resultado foi o mesmo. Bolo fofinho mas sem doce nenhum.
Verdade seja dita não sou uma cozinheira de mão cheia, muito embora nestas receitas eu acerte sempre! Também é verdade que aquilo não é açúcar, pelo que o o resultado não poderia ser o mesmo. Mas confesso que para algo que custa cerca de €16 o quilo  e que se diz "açúcar" estava à espera de mais. Bom lá está, nada como experimentar mas como não há milagres lá em casa as sobremesas reservam-se para dias especiais.
E o próximo produto a experimentar é: 'cacau cru'! Depois digo de minha justiça!

Foto retirada da net.







1 comentário:

  1. Podes experimentar agave, mel embora mais calórico mas muito mais saudável) ou tâmaras. Experimentei fazer bolos energéticos de côco e cacau cru com tâmaras. simplesmente o céu!

    ResponderEliminar

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...