22 de abril de 2016

Vamos lá ler os rótulos, sim?

Ler os rótulos dos produtos que compro já se tornou um hábito, em particular quando compro algo para a Leonor. Foi aliás por causa dela que comecei a prestar atenção a estas coisas, se bem que agora já o faço praticamente em todo o tipo de produtos alimentares. Gosto de ler o rótulo e gosto de comparar com outros produtos do género. E já me deparei com algumas surpresas, por exemplo, os produtos dirigidos para crianças, como cereais, bolachas e iogurtes são os que mais açúcar têm. Alguns deles, inclusive, têm na embalagem "recomendados por pediatras"… ora, não conheço um único pediatra que recomende bolos. Alguém conhece? É que isto das bolachas ditas "magras" é mais ou menos como os almoços grátis, simplesmente não existem. Podem ter mais ou menos açúcar, mais ou menos gorduras, mas está lá tudo! Também confesso que fiquei surpreendida com a quantidade de açúcar presente nos cereais, onde uma porção de 30 gr pode facilmente ultrapassar, dependendo do tipo de cereais, as 300 kcal… ora moi même come normalmente entre 50 a 60 gr (não é muito, é para 200 ml de leite)… é que, lá está, é preciso ter noção das quantidades. 
Para além das bolachas e dos cereais outro produto que "me consome" horas nas compras são os iogurtes. Este é talvez um dos produtos que mais consumimos lá em casa e como a Leonor os tolera bem não podem faltar no nosso frigorífico. Da lista de compras tive que riscar os infantis e todos aqueles que têm cereais/chocolates/bolachas/doce à parte, tive que riscar os de marca própria do pingo-doce e mais uns quantos…  Como é que eu escolho? Opto por aqueles que têm um baixo teor de açúcar e gorduras. Lá está, é preciso saber ler os rótulos.
Agora que sei o que comprar não demoro tanto tempo nas compras, mas isto não foi fácil! E entre querer aproveitar as promoções, que me levam a experimentar  marcas que não conheço, e escolher o melhor lá para casa, uma simples ida às compras é coisa para demorar horas! Haja paciência!
Para facilitar o processo, um fim de semana destes assisti a um workshop sobre isto de compreender o que lemos nos rótulos e fixei algumas dicas:
  • Alimentos com baixo teor de gordura: até 3 gr de gordura/100 gr para os sólidos ou 1,5g de gordura/100 ml para os líquidos;
  • Alimentos com baixo teor de açúcar: até 5 gr de açúcares/100gr para os sólidos ou 2,5g de açucares/100 ml para os líquidos;
  • Alimentos fonte de fibra: mínimo 3 gr de fibra/100gr ou pelo menos 1,5gr de fibra por 100 kcal;
  • Alto teor em fibra: mínimo 6gr de fibra por 100gr ou pelo menos 3gr de fibra por 100kcal.
Outra nota que fixei foi que os ingredientes que entram na composição do alimento estão apresentados de forma decrescente. Assim, quando os açúcares surgem no topo da lista mais vale voltar a colocar o produto no expositor! Ou então trazer e ter consciência do que se traz.
E atenção aos "light", uma das senhoras que frequentou o workshop, e que era diabética, levou uma embalagem de iogurtes dito "light" e que tinha na sua composição, nada mais nada menos, que 3 tipos de açúcares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...