5 de outubro de 2015

Medidas anti-crise, alguém se lembra delas?


A crise veio e com ela as medidas para a combater e ajudar a poupar. Na altura, o tema também chegou aos blogues e não havia semana que não lesse, pelo menos, uma nova estratégia para poupar alguns cêntimos. Adoptei algumas e continuo a adoptar. Porque por mais optimista que esteja em relação ao futuro a verdade é que o mundo continua por demais instável para me sentir confortável e, verdade seja dita, o nosso orçamento familiar diminuiu cerca de 30% desde então, pelo que temos que continuar a fazer um esforço suplementar para continuar a poupar.
Os dados estatísticos mostram, contudo, que existe uma tendência inversa na maioria dos lares, já que a taxa de poupança dos portugueses continua a cair, em detrimento do consumo, que está a subir. Confesso, que às vezes também me cansa estar sempre a pensar em trocos, mas como ainda não me saiu o euro milhões não tenho mesmo outro remédio.
Com isto, há hábitos que se ganham e que fazem sentido.

Marmita. Só o nome me irrita, confesso, e ao início custou ganhar o hábito mas agora não troco ou só troco por um bom sushi :)), também acontece, mas regra geral o normal é mesmo levar almoço de casa. Poupamos bastante e comemos melhor.

Partilhar o carro. Eu partilho com o marido. Não é fácil, não senhor, sobretudo quando temos a nossa versão de "Gru, o Maldisposto" ao volante, mas há dias e dias. Menos gasoleo e portagens = mais jantares românticos. É uma equação simples de se fazer.

Cosmética e perfumaria. Sabem aqueles cremes e creminhos que compramos e que não usamos ou só usamos uma parte porque entretanto resolvemos experimentar outra coisa ou esquecemo-nos simplesmente de usar? O primeiro passo foi usar EFECTIVAMENTE tudo o que tinha nos armários das casas de banho (assim mesmo, no plural). Depois experimentei outras linhas mais em conta. Por exemplo, a minha linha de rosto é, há já vários anos, da La Roche Posay. O tónico (que custa entre os 15 a 20€) terminou e estava a fazer as compras para a minha mãe no E.Leclerc quando vi a Eau de Micellaire de marca branca (Inell) por pouco mais de 2€. Foi para o cesto. Grande descoberta, fiquei rendida com os resultados. E já tenho outros produtos desta linha debaixo de olho. Também descobri um óleo para o corpo,  com calêndula e amêndoa, no ALDI. É o que eu uso na Leonor e ela tem a pele muito seca.
Quanto ao gel de banho prefiro os de Aveia, que aquela gente lá de casa tem a pele muito seca. Compro na farmácia ou perfumaria mas coloco-o num frasquinho doseador. Dura até 3x mais. Não acreditam? Experimentem.

Estava à procura de umas imagens para pôr aqui e fui direccionada para outro blogue,  onde podem ver outra crítica  positiva a este produto 


Supermercado. Não há truques. Compro com promoções. Acabo por ir todos as semanas para comprar a fruta, os legumes, carne, peixe e os iogurtes e aproveito para ver o que está em promoção e faz falta cá em casa. Prefiro ir sempre ao mesmo supermercado, assim sei onde ir buscar o que preciso, sem perder tempo. Há sítios melhores para passear, convenhamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...