28 de abril de 2016

Aventuras culinárias e receita de panquecas de banana

A saga do "novo normal saudável" lá em casa continua, é que isto de romper com hábitos custa. Mas devo dizer que custa mais aos crescidos que aos miúdos. Nunca a frase "somos o nosso pior inimigo" me pareceu tão certa. Ou se calhar é de mim e toda a gente faz isto com uma perna às costas.
As minhas batalhas diárias são: introduzir mais legumes nas nossas refeições e "obrigar-nos" a variar. Claro que fazer isto uma semana é fácil e os primeiros dias correram muito bem. A questão é manter. E é aqui neste ponto que as coisas começam a complicar, porque uma educação alimentar não se faz em poucos dias mas sim com hábitos, com rotinas. E como é que faço para dar mais legumes à Leonor, uma criança que não foi habituada a comer legumes ou vegetais, sem ser na sopa e mesmo assim bem passadinhos (mia culpa, não vale a pena virem chamar-me nomes)?
Comecei com o óbvio: a pôr os legumes no prato. "Leonor, bróculos. Bróculos, Leonor". As apresentações foram feitas mas, como calculam, os resultados não foram os melhores. Dica da nutricionista: "Não desespere nem a obrigue, mas continue a pôr os legumes no prato que ela um dia acaba por experimentar". Escusado será dizer que esse dia ainda não chegou...
Entretanto, enquanto espero por esse dia, adoptei uma estratégia mais súbtil inspirada pela máxima "o que os olhos não vêem, o coração não sente". Na prática significa esconder os legumes de maneira a que ela não os veja e os coma. Isto obriga-me a mim a inventar pratos novos (ou a pesquisar pratos novos) todas as semanas, o que por sua vez me leva a experimentar novas coisas. Sim, porque isto de cozinhar é uma aventura ("mas é preciso ter um estômago de ferro", acrescentaria o meu marido!) 

Como não sou propriamente uma chef (pelo contrário, sou do pior na cozinha), comecei com receitas básicas. As minhas buscas levaram-me ao blog "Quem rapa o tacho?", que acho delicioso. Já experimentei algumas receitas mas hoje trago a que mais gostei: panquecas de banana.
Os ingredientes são 3: uma banana madurinha (mas não muito, depende do v/ gosto); 1 ovo; e 2 colheres de sopa de farinha de aveia).
A preparação é tão simples, quanto os ingredientes sugerem: começar por esmagar a banana muito bem, juntar o ovo e a farinha e misturar. Depois, é só levar uma frigideira anti-aderente ao lume e juntar umas colheres do preparado de cada vez. Mesmo muito fácil. Esta quantidade dá para duas panquecas ou 4 mini - panquecas. E ficam assim, como as da foto, que tal como a receita, surripiei daqui.

Crédito: "Quem rapa o tacho?"
Adocei as minhas apenas com mel e canela e foram aprovadas pelo adolescente lá de casa e estão em vias de aprovação pela mais nova, que é sempre o cliente mais difícil de agradar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...