2 de fevereiro de 2016

Na hora de arrumar, pequenos gestos fazem a diferença!

Farta do caos que se instala lá em casa durante a semana, tenho tentado testar alguns métodos para ver se consigo pôr as coisas em ordem e ganhar alguma paz de espírito e tempo para o que mais gosto. Tentei o método dos 30 minutos - perder 30 minutos por dia a limpar e organizar uma divisão da casa -, mas comigo não resultou. Não me transmitiu aquela sensação de casa efectivamente limpa e organizada (e eu não sou uma 'freak' nesta matéria...). Seguiu-se o "destralhamento"... mas acontece que eu não sou uma pessoa minimalista, logo em matéria de destralhamento a tarefa ficou pela metade. De longe, o método da Marie Kondo, autora do livro"Arrume a sua Casa, Arrume a Sua Vida", foi o que melhor se adaptou à nossa vida, ainda que esteja a meio deste processo.

1. Em primeiro lugar olhei individualmente para cada uma das divisões e tentei perceber o que não estava bem. Por exemplo, no quarto da Leonor é a roupa, os livros e os papéis que estão sempre ao monte, o que dá um ar muito desagradável e dificulta a tarefa de limpeza. Quando está o caos, demoro uma manhã inteira a limpar o quarto dela e lá se vai 1/4 do fim de semana. Então arrumei e organizei os armários dela de modo a que ela, sozinha, conseguisse procurar e arrumar a roupa e os sapatos (o modelo ainda está em teste porque ela tem apenas 7 anos...). Ter um sítio para cada coisa e tirar logo o que não lhe serve, ajuda. Assim, dentro do armário tenho um local onde guardo a roupa para dar, o que não presta vai fora e o que está sujo vai para o cesto. O mesmo para os livros, canetas, folhas e as milhares de coisas que a miúda tem e que considera imprescindível (e ela já revelou tendências de ser uma acumuladora nata!!).
Se na hora de limpar tudo estiver arrumado e no sítio é muito mais simples e rápido. Fiz o mesmo nas outras divisões da casa e obriguei-me a arrumar gavetas, parteleiras da despensa, armários da casa de banho e roupeiros. Dá trabalho, mas compensa.

2. Limpar/lavar quando é necessário e não deixar acumular. Por exemplo, se tenho roupa para uma máquina e até está sol, é por a máquina a lavar e não esperar pelo fim de semana para o fazer. Se a casa de banho está suja, lava-se. Se se apanha a roupa do estendal ou se seca na máquina dobra-se o que é para dobrar e arruma-se de imediato (daí a importância de cada coisa ter o seu sítio e de cada sítio estar organizado. Válido para uma divisão, para um armário ou para uma simples gaveta).  

3.  Outra coisa que facilitou foi todas as noites antes de nos sentarmos no sofá (uma vez aí já ninguém se levanta, não é verdade?!) damos uma voltinha pela casa e ver o que anda fora do sítio: casacos nas costas das cadeiras ou ao monte no bengaleiro da entrada, roupa suja deixada fora do sítio, sapatos espalhados (ergh... mia culpa), malas/mochilas espalhadas, etc.-  tem dias que mais parece que um exército passou lá por casa e eu pergunto-me como é que 3 pessoas fazem tanta confusão. Bastam 10 ou 15 minutos diários mas que fazem toda a diferença. Se todos lá em casa colaborarem é mais fácil... mas é um processo e importa não desanimar.

"Ai, que horror e agora tenho que estar sempre a arrumar as gavetas?". Não necessariamente. As coisas não se arrumam sozinhas e se arrumarmos logo direitinho as coisas ficam, e permanecem, arrumadas. Já que é para fazer, que se faça logo à primeira e bem. Mas é um processo vamos ver como corre.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...