28 de abril de 2015

Mudanças

Fomos ao médico. D. Leonor está no percentil 25 em altura e no 90 em peso... ou seja já está com excesso de peso. Ou seja vamos ter que adoptar hábitos alimentares mais saudáveis. Não só ela, mas toda a família. Há que dar o exemplo. Bolachas e doces estão proibidos. Leite terá que deixar (porque a reacção alérgica aumentou). Legumes terão que substituir os hidratos no acompanhamento da proteína. E, claro, terá que fazer mais exercício.
Obesidade infantil para mim é assunto sério e ainda que ela esteja longe disso também não tem um peso saudável. E como é que se deixa isto acontecer? Não é imediato. No caso da Leonor começou após a operação ao nariz e à garganta. A comida começou a saber muito melhor, começou a comer mais. É gulosa e e eu não fui rápida a cortar os doces, ainda que tenha havido sempre moderação no seu consumo. Alguma preguiça nos fins de semanas e poucas actividades ao ar livre, ao que se junta a malvada da genética. Tirando este último factor, tudo o mais já começou a mudar lá em casa e olhem que não é fácil. Não é fácil para nós que somos adultos fazer dieta quanto mais uma criança, ainda que a nova rotina lhe seja mais fácil a ela que a mim que tenho 4 décadas de maus hábitos para mudar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...