1 de julho de 2010

Quando é que se corta o cordão umbilical?

A pergunta até pode parecer estranha, tendo eu já uma filha com 2 anos, 2 meses, 2 semanas e 2 dias (acho esta sequência tão gira que não me vou cansar de a repetir), mas é que me parece que a resposta não é assim tão fácil. Nos últimos tempos tenho pensado nisto com frequência. Quando se tem vários filhos a nossa dependência deles é menor, pelo menos individualmente. Mas quando se tratam de filhos únicos a tendência é para manter e reforçar essas dependências. Nossas e deles. E não me parece nada justo para os miúdos. 

Isto surge porque dentro em breve é muito possível que tenha que fazer uma viagem de trabalho e serão 7 mil quilómetros entre mim e a minha filha e alguns dias de ausência. E de um dia para o outro a mãe que lhe dá comida, que toma banho com ela e que lhe dá a mão até ela adormecer não vai lá estar! É claro que vai estar o pai, mas, assim, de um dia para o outro, não é a mesma coisa. E não está certo que os miúdos sofram porque nós, adultos, arranjamos formas de criar algumas dependências e de perpetuar psicologicamente o cordão umbilical. 

2 comentários:

  1. isto «Quando se tem vários filhos a nossa dependência deles é menor, pelo menos individualmente.» é que não é bem assim... a dependência é igual...

    ResponderEliminar
  2. POis é muito complicado, mas, quase de certeza, q te vai custar mais a ti do que a ela. E digo-te por experiência própria, a minha filha esta habituada a adormecer comigo, q lhe conte uma historia antes, e outro dia teve de ficar em casa dos meus pais e não estranhou nada, acho perguntou uma vez por mim, reponderam-lhe que chegava mais tarde e adormeceu lindamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Vida minha!

Oizinho...

 Uma pessoa tá mais de um ano sem pôr aqui os olhos e quando dá aquela vontade de voltar, o google faz-nos rever perfil e outras coisas que ...